domingo, 1 de novembro de 2009

3º ENCONTRO DO GESTAR II

3º ENCONTRO ESTUDOS DAS UNIDADES 11 E 12 TP3.



No início do curso fiquei preocupada com a falta de alguns cursistas, que não compareceram as Oficinas, mas logo foi justificado a ausência de alguns. Ouvi atentamente os professores cursistas, alguns estão com dificuldades em lidar com Portifolio, mais aos poucos eles irão aprendendo e perceberão que não é tão difícil assim. Em nossa última Oficina, tivemos a primeira socialização do Avançando na Prática da TP3, unidades 09 e 10, foi gratificante ver o entusiasmo dos cursistas em relação à participação dos seus alunos nas atividades. Cada professor descrevia com detalhes o entusiasmo de seus alunos durante as oficinas desnvolvidas. Os Avançando na Prática mais trabalhado pelos professores cursistas foram os da unidade nove (09), e dez (10 ) , mas cada um desenvolveu as atividades de seu jeito, ou seja, com sua metodologia. Foram trabalhados com turmas do 6º ao 9º ano. A escolha das atividades foi visando aquelas que despertasse o interesse do aluno durante a participação nas atividades. Os alunos participaram ativamente das atividades propostas. Selecionaram, criaram, reestruturaram, e fizeram questão de socializar com os colegas e expor as atividades para a escola em todas as etapas e com isso o resultado foi bastante significativo e eficaz. Até o professor se sentiu mais motivado, em realizar as atividades. Todos os professores cursistas estão com uma carga horária semanal de trabalho muito grande, por isso sentem-se angustiados quanto aos momentos de estudo, planejamento, aplicação das atividades, sabem que tem que estudar e planejar suas aulas, e isso deixa-os desesperados, mas mesmo assim, estão se dedicando ao máximo e estão muito entusiasmados com o curso, gostaram muito do material, a teoria das TPS, as atividades dos AAAS. Os professores acreditam que o material irá auxiliá-los no desenvolvimento da leitura e da escrita com seus alunos, que é uma das grandes deficiências no ensino de Língua Portuguesa, como dos conteúdos abordados no material, eles estão dispostos aproveitá-los ao máximo. Assim, estamos na expectativa para o próximo encontro, no qual teremos a socialização do Avançando da Prática das unidades 11\12 da TP3.

Participaçao dos professores cursistas no GESTAR II















 CONSTRUA COM SABEDORIA
Pr Valtair Freitas




Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar.
Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família.
Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.

O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia.
Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.
Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira.
Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa.
E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse:
"Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você".
O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena!
Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.
O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na construção.

Depois com surpresa nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos.


Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente.
Mas não podemos voltar atrás.
Você é o carpinteiro.
Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes.
Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói".

Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.


Construa com Sabedoria!


Nenhum comentário: