quarta-feira, 28 de outubro de 2009

GESTAR II – Língua Portuguesa - 2º ENCONTRO

GESTAR II – Língua Portuguesa - 2º ENCONTRO



PAUTA:
1. Acolhida.
2. Leitura compartilhada.
3. Dinâmica de apresentação.
4. Exibição do vídeo “Caderno”.
5.Dinâmica de Grupo.
6.Estudo do Guia Geral.
7. Estudo dos TP 3 e Atividade em grupo – gêneros textuais.
8. Orientações para o estudo individual do TP3.

O 2º encontro do Gestar II em nosso município - JUCURUTU / RN ocorreu nas dependências do Centro municipal de Ensino Rural Bráulio Lopes Galvão, Galvão, no dia 06 de agosto de 2009. Este 2º encontro teve duração de 8 horas tendo em vista o inicio tardio do curso.
O encontro foi dividido em dois momentos. O primeiro foi dedicado ao estudo do Guia Geral do programa. Este Guia tem como principal objetivo identificar os fundamentos do programa e a sua articulação como política de formação continuada em serviço. O conteúdo do Guia Geral foi analisado e discutido por todos. Cada um expondo sua opinião a respeito da proposta de estudo do Programa. O segundo momento foi dedicado ao início do estudo dos TP 3 que traz como tema motivador o Trabalho. O TPs ,especialmente o Tp 3 com o qual iniciamos nossos estudos
Foi um momento de muita expectativa, tanto para mim, quanto para os professores cursistas, pois na oficina anterior tíamos feito somente a introdução do projeto com os slides do Gestar e do Guia Geral e a entrega do material.
Chegou o grande dia, fui para a  o encontro com os professores, um pouco ansiosa até por que, era a primeira vez que estava transmitindo os conhecimentos de um curso de tamanha dimensão. Para a minha felicidade, deu tudo certo, os cursistas estavam tão ansiosos quanto eu, iniciei o encontro com uma linda mensagem em slides de reflexão, trabalhando a sensibilização, em que gerou depoimento de alguns professores sobre objetivos e determinação em nossa vida, seja profissional ou pessoal. Em seguida fizemos uma leitura compartilhada do texto "O Velho Sábio".
Realizamos o estudo das unidades 09 e 10 da TP3, em pequenos grupos, onde os professores conheceram um pouco mais do material e tiveram a oportunidade de trocar idéias e experiências sobre os conteúdos abordados e suas práticas em sala de aula: os conteúdos em contexto eram: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado, relacionando os gêneros textuais e sua competência sociocomunicativa, como também, identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
Em seguida cada grupo desenvolveu um planejamento com um dos Avançando na Prática das duas unidades que  eles gostaram muito, e no momento da socialização houve sugestões sobre os conteúdos abordados e qual a melhor maneira de desenvolvê-los em sala de aula.
percebi  momento, que os professores, estavam muito entusiasmados , e que o curso tinha tudo pra dar certo, pois todos estavam ali com o mesmo objetivo que é a melhoria de suas práticas pedagógicas e consequentemente a melhoria da aprendizagem.



Velho Sábio



Existia, próximo a uma pequena cidade, uma casinha bem simples, no alto da serra, onde morava um velho sábio, contador de histórias, uma pessoa querida e respeitada por todos que viviam naquela região.
Certo dia, um grupo de garotos travessos, sonhadores e com energia transbordando, tiveram uma idéia “brilhante”.

- Hoje nós vamos desbancar aquele velho! Vamos mostrar pra ele que ele é capaz de errar... A gente pega um passarinho bem pequenininho, coloca entre as mãos, vai até ele e pergunta o que é que a gente tem na mão. Como ele é sábio, facilmente vai responder. Aí é que a gente o ferra, “vamos perguntar, depois que ele acertar que é um pássaro, se o passarinho está vivo ou morto; se ele responder que está vivo, a gente aperta a mão e força o pescoço do pássaro, em seguida mostrando para ele que está morto; se responder que está morto, a gente abre a mão e o bichinho sai voando. De todo jeito ele vai sair perdendo”.
E assim fizeram. Pegaram o passarinho e dirigiram-se eufóricos até a casa do velho.
Aproximaram-se todos contentes e foram perguntando, já subestimando o velho.

Ele olhou... Olhou... Observou bastante e respondeu.
- Um passarinho.
- Muito bem! Agora, diga-nos: “este passarinho está vivo ou morto?”
Olhando bem nos olhos de cada um dos garotos, com voz serena e cheia de autoridade, respondeu: - Depende de vocês? A vida ou a morte deste passarinho está nas suas mãos”.
“Quantas vezes ficamos reclamando, acusando e dando desculpas, querendo que as coisas nos aconteçam prontas, sem que façamos nenhum esforço para obtê-las! A verdade é que, muitas vezes, grandes realizações são iniciadas pelas pequenas coisas que estão ao nosso alcance, que depende de nós, que estão em nossas mãos”.
Por isso, para realizar, não é preciso esperar por estímulos e orientações que venham de “cima”... É agir, ter iniciativa, acreditar”.

Autor desconhecido

Nenhum comentário: