quarta-feira, 28 de outubro de 2009

GESTAR II – Língua Portuguesa - 2º ENCONTRO

GESTAR II – Língua Portuguesa - 2º ENCONTRO



PAUTA:
1. Acolhida.
2. Leitura compartilhada.
3. Dinâmica de apresentação.
4. Exibição do vídeo “Caderno”.
5.Dinâmica de Grupo.
6.Estudo do Guia Geral.
7. Estudo dos TP 3 e Atividade em grupo – gêneros textuais.
8. Orientações para o estudo individual do TP3.

O 2º encontro do Gestar II em nosso município - JUCURUTU / RN ocorreu nas dependências do Centro municipal de Ensino Rural Bráulio Lopes Galvão, Galvão, no dia 06 de agosto de 2009. Este 2º encontro teve duração de 8 horas tendo em vista o inicio tardio do curso.
O encontro foi dividido em dois momentos. O primeiro foi dedicado ao estudo do Guia Geral do programa. Este Guia tem como principal objetivo identificar os fundamentos do programa e a sua articulação como política de formação continuada em serviço. O conteúdo do Guia Geral foi analisado e discutido por todos. Cada um expondo sua opinião a respeito da proposta de estudo do Programa. O segundo momento foi dedicado ao início do estudo dos TP 3 que traz como tema motivador o Trabalho. O TPs ,especialmente o Tp 3 com o qual iniciamos nossos estudos
Foi um momento de muita expectativa, tanto para mim, quanto para os professores cursistas, pois na oficina anterior tíamos feito somente a introdução do projeto com os slides do Gestar e do Guia Geral e a entrega do material.
Chegou o grande dia, fui para a  o encontro com os professores, um pouco ansiosa até por que, era a primeira vez que estava transmitindo os conhecimentos de um curso de tamanha dimensão. Para a minha felicidade, deu tudo certo, os cursistas estavam tão ansiosos quanto eu, iniciei o encontro com uma linda mensagem em slides de reflexão, trabalhando a sensibilização, em que gerou depoimento de alguns professores sobre objetivos e determinação em nossa vida, seja profissional ou pessoal. Em seguida fizemos uma leitura compartilhada do texto "O Velho Sábio".
Realizamos o estudo das unidades 09 e 10 da TP3, em pequenos grupos, onde os professores conheceram um pouco mais do material e tiveram a oportunidade de trocar idéias e experiências sobre os conteúdos abordados e suas práticas em sala de aula: os conteúdos em contexto eram: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado, relacionando os gêneros textuais e sua competência sociocomunicativa, como também, identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
Em seguida cada grupo desenvolveu um planejamento com um dos Avançando na Prática das duas unidades que  eles gostaram muito, e no momento da socialização houve sugestões sobre os conteúdos abordados e qual a melhor maneira de desenvolvê-los em sala de aula.
percebi  momento, que os professores, estavam muito entusiasmados , e que o curso tinha tudo pra dar certo, pois todos estavam ali com o mesmo objetivo que é a melhoria de suas práticas pedagógicas e consequentemente a melhoria da aprendizagem.



Velho Sábio



Existia, próximo a uma pequena cidade, uma casinha bem simples, no alto da serra, onde morava um velho sábio, contador de histórias, uma pessoa querida e respeitada por todos que viviam naquela região.
Certo dia, um grupo de garotos travessos, sonhadores e com energia transbordando, tiveram uma idéia “brilhante”.

- Hoje nós vamos desbancar aquele velho! Vamos mostrar pra ele que ele é capaz de errar... A gente pega um passarinho bem pequenininho, coloca entre as mãos, vai até ele e pergunta o que é que a gente tem na mão. Como ele é sábio, facilmente vai responder. Aí é que a gente o ferra, “vamos perguntar, depois que ele acertar que é um pássaro, se o passarinho está vivo ou morto; se ele responder que está vivo, a gente aperta a mão e força o pescoço do pássaro, em seguida mostrando para ele que está morto; se responder que está morto, a gente abre a mão e o bichinho sai voando. De todo jeito ele vai sair perdendo”.
E assim fizeram. Pegaram o passarinho e dirigiram-se eufóricos até a casa do velho.
Aproximaram-se todos contentes e foram perguntando, já subestimando o velho.

Ele olhou... Olhou... Observou bastante e respondeu.
- Um passarinho.
- Muito bem! Agora, diga-nos: “este passarinho está vivo ou morto?”
Olhando bem nos olhos de cada um dos garotos, com voz serena e cheia de autoridade, respondeu: - Depende de vocês? A vida ou a morte deste passarinho está nas suas mãos”.
“Quantas vezes ficamos reclamando, acusando e dando desculpas, querendo que as coisas nos aconteçam prontas, sem que façamos nenhum esforço para obtê-las! A verdade é que, muitas vezes, grandes realizações são iniciadas pelas pequenas coisas que estão ao nosso alcance, que depende de nós, que estão em nossas mãos”.
Por isso, para realizar, não é preciso esperar por estímulos e orientações que venham de “cima”... É agir, ter iniciativa, acreditar”.

Autor desconhecido

Senado derruba DRU e educação pode receber mais R$ 9 bi

 Senado derruba DRU e educação pode receber mais R$ 9 bi

28 de outubro de 2009 • 21h33 • atualizado às 22h


O Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz anualmente, a partir de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União (DRU) incidente sobre os recursos destinados à educação. Em 2011, não haverá mais a incidência da DRU. Com o fim da desvinculação para o setor, o Ministério da Educação passará a contar com cerca de R$ 9 bilhões a mais por ano em seu orçamento. A matéria segue, agora, para promulgação. A informação é da Agência Senado

Pela proposta, a alíquota que era de 20%, cai para 12,5% em 2009 e 5% em 2010. A educação, que deveria receber este ano do Tesouro Nacional cerca de R$ 20,9 bilhões, poderá contar com aproximadamente R$ 24,5 bilhões, ou seja, cerca de R$ 3,6 bilhões a mais do que o previsto. Hoje, a DRU retira 20% dos recursos destinados à educação, provenientes de arrecadação de tributos e contribuições federais.
Modificada com relação à proposta original, a PEC passou também a exigir educação básica obrigatória e gratuita dos 4 anos aos 17 anos de idade, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada. Hoje, a exigência é dos 7 aos 14 anos. Essa medida deverá ser implementada progressivamente, até 2016, nos termos do Plano Nacional de Educação.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, que acompanhou a votação no Senado, afirmou que o Congresso corrige uma distorção do passado. Segundo ele, desde 1994, a educação vem perdendo cerca de R$ 10 bilhões por ano com a DRU. "Fizemos as contas e a educação perdeu cerca de R$ 100 bilhões nesse período. Poderíamos ter formado todos os professores e matriculado todas as crianças na educação infantil", disse. De acordo com Haddad, os recursos da desvinculação serão investidos na universalização da pré-escola e do ensino médio.


Com informações da Agência Brasil

GESTAR II

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO E CULTURA
JUCURUTU/RN, 02 DE AGOSTO DE 2009.
CURSO: GESTAR II - GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR.
DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA


I- Gestar II no município de Jucurutu, conta com a participação de:


• 01 professor formador em língua Portuguesa
• 01 coordenador municipal do Gestar II
• 08 professores cursistas.
II- Perfil dos participantes :


MARIA DA GUIA DA CRUZ LOPES - Professora formadora de Língua Portuguesa do Gestar II - licenciada no Curso de Letras com habilitação em língua Estrangeira pela UERN- Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Pós- Graduada em Supervisão Escolar pela FIP – Faculdades Integradas de Patos. Já participou de várias formações na educação. Professora da rede municipal e estadual no município de Jucurutu-RN. Iniciou sua carreira pedagógica em 1991 na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, atualmente leciona Língua inglesa no Ensino Médio da Escola Estadual Newman Queiroz.



ALDO FERNANDES DE OLIVEIRA –Coordenador Municipal do Gestar II – Licenciado em Pedagogia com habilitação em supervisão Escolar pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Graduado em Supervisão Educacional Pela FIP – Faculdades Integradas de Patos/ PB. Já participou de várias formações na educação, foi Tutor do Pró-letramento de matemática. Iniciou sua carreira pedagógica em 2000 na Escola Municipal Santo Alexandre – Jucurutu/RN.

 


MARIA DA CONCEIÇÃO NERY DA SILVA LOPES – Professora licenciada no Curso de Pedagogia com habilitação nas séries iniciais pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já participou de várias formações na área educacional. Professora da rede municipal no município de Jucurutu R/N. iniciou sua carreira pedagógica em 1995 no CESM – Centro Educacional São Miguel. Atualmente leciona Língua Portuguesa no Ensino Fundamental maior na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros e faz graduação em geografia à distância na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Pólo de Caicó onde almeja fazer graduação em LETRAS, por ser a área que leciona.



MARIA DA GUIA BEZERRA DE OLIVEIRA LIMA – Professora cursista do Gestar II, licenciada no curso de Letras com habilitação em língua portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte através do Programa Especial de Formação Profissional para Educação Básica – PROFORMAÇÃO. Participou de várias formações na área da educação. Professora da Rede Estadual no município de Jucurutu/Rn . Iniciou sua trajetória pedagógica em 1986 na Escola Estadual Antonio Batista neste município. Atualmente leciona na referida escola as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Religião nas séries finais do Ensino Fundamental.




OTILIA DIAS PEREIRA NETA – Professora cursista de Língua Portuguesa do Gestar II – Licenciada no Curso de Pedagogia pela UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Já participou de várias formações na Educação. Professora da Rede Municipal de Ensino no município de Jucurutu. Leciona a disciplina de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros.


MARIA DO SOCORRO GOMES DE ARAÚJO – Professora formada em Pedagogia pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já participou de vários cursos na educação. Professora da Rede Municipal de Ensino no município de Jucurutu/RN. Iniciou na carreira pedagógica em 1989 na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, onde atualmente leciona na Língua Portuguesa, História e Cultura do RN no Ensino Fundamental, correspondente ao 6º e 7º ano na referida escola.


ELIANA MARIA DE FIGUEIREDO – Professora de Língua Portuguesa – Licenciada no Curso de Pedagogia pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós – Graduada em Supervisão Escolar pela FIP – Faculdades Integradas de Patos. Já participou de vários cursos de formação na educação. Professora da Rede Municipal de Jucurutu-RN. Iniciou a carreira pedagógica em 16 de fevereiro de 1998 na Escola Municipal Joel Lopes Galvão. Atualmente leciona Língua Portuguesa no Ensino Fundamental na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros.


MARGARIDA BEZERRA SOBRINHO DE ARAÚJO – Professora cursista de Língua Portuguesa do Gestar II – Licenciada no Curso de Pedagogia pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Graduada em Supervisão Escolar pela FIP – Faculdades Integradas de Patos. Já participou de várias formações na educação. Professora da Rede Municipal de Ensino no município de Jucurutu/RN. Iniciou sua carreira pedagógica em 1998 na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros na qual permanece, atualmente leciona Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental correspondente ao 6º ano. Tendo por objetivo do referido curso ampliar seus conhecimentos e assim mediar a ampliação dos educandos aos quais assiste.


ELISAMA PEREIRA LOPES – Professora cursista de Língua Portuguesa do Gestar II – Licenciada no Curso de Letras com habilitação em língua portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Participou de várias formações na área da educação. Professora da Rede Municipal de Ensino no município de Jucurutu/Rn . Iniciou sua trajetória pedagógica em 1998 na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros neste município. Atualmente leciona na referida escola as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes nas séries finais do Ensino Fundamental.











































DIA DO FUNCIONARIO PUBLICO

Dia do Funcionário Público

O serviço público é de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de nossa Nação, pois têm como mister servir ao Estado.
Por isso hoje quero ostentar meu reconhecimento e a minha gratidão, por ser uma beneficiária do produto de um trabalho feito de muita dedicação, pois não há um só lugar em que um funcionário público não esteja prestando serviço à população: nas escolas, nos hospitais, nas repartições e etc... E todos nós sabemos que estes serviços são de extrema importância para toda nação brasileira...
Então como forma de compensar-los dedico esta singela mais de todo coração homenagem, promovendo a valorização das funções da categoria, e também levando a todos os funcionários públicos o meu grande e forte abraço, enriquecido de votos para que seja viabilizado a toda a classe: “Melhor Rentabilidade”.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

GESTAR II EM JUCURUTU





Com o objetivo de oferecer possibilidades de aperfeiçoamento dos professores de Língua Portuguesa e conseqüentemente melhorias na Educação do nosso município, a SEMEC, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jucurutu deu início a mais um Curso de Formação Continuada, o GESTAR II, em parcerias com os Governos Estadual, Federal e Municipal.


 GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. É um programa de formação continuada semi-presencial, orientado para a formação de professores de matemática e Língua Portuguesa, de 5ª à 8ª série ( 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Objetivando a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Visa melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio – cultural e discussões sobre questões prático – teóricas. Com a parceria do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), e da Secretaria Municipal de Educação de e cultura de Jucurutu. No qual, a Formação do professor cursista, terá um total de 300 hs, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distancia para cada área temática. O Programa do GESTAR II é composta pelas publicações: 1 Guia Geral 1 Caderno do Formador 6 Cadernos de Teoria e Prática – TP 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do AAA – versão do professor 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno _ AAA _ versão do aluno.



ALUNOS PARTICIPAM DO DESFILE CIVICO

Alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino participarão, neste domingo (11/10), do desfile cívico em comemoração aos 74 Anos de Emancipação. Na ocasião, os alunos percorrerão a Avenida Major Lula , no bairro Centro. O evento aconteceu a partir das 8 h.
O objetivo do desfile é despertar o interesse cívico e o amor à pátria, além de gerar uma integração entre a escola e a comunidade. ´´ Cremos que o desfile foi ótimo. É importante porque os alunos estiveram representando a pátria e valorizando ainda o Hino Nacional``,  disse uma das professoras ao Blog do Edilson Silva.



DESFILE CIVICO DE EMANCIPAÇAO POLITICA DE JUCURUTU

terça-feira, 13 de outubro de 2009


Alunos das escolas do Campo do municipio de Jucurutu/RN, participaram das festividades de emancipação politica do municipio no dia 11/10/2009.