Esse foi o 5º encontro do gestar II no Municipio de Jucurutu, no qual tivemos a oportunidade de socializarmos alguns Avançando na Prática das unidades 11 e 12 do TP3. Os mais aplicados em sala de aula pelos professores cursistas, foram os da unidade 11 Tipológicas: Descrição e Narração). Infelizmente nem todos os professores cursistas tiveram a oportunidade de desenvolver as atividades do avançando na pratica, pois algumas escolas estavam em período de avaliação, mas ficou o compromisso dos professores em aplicar asa atividades com os alunos e fazer a socialização no próximo encontro. na unidade 12, Seção -1 Gêneros textuais e sequências Tipológicas, e Seção 3 (A intertextualidade entre gêneros textuais). Foi muito interessante Para o s professores que aplicaram as atividades em sala de aula observarmos que, mesmo aqueles professores que desenvolveram a mesma atividade, todas elas tiveram sua especificidade , ou seja, cada um com sua metodologia e criatividade. Tivemos vários tipos de textos, com o quais foram produzidos gibis, frases ilustradas, histórias em quadrinho, produções de textos em diversos gêneros textuais. Os meios pelos quais foram desenvolvidas as atividades, foi de acordo com a realidade de cada escola e sua clientela, ( zona urbana e zona rural), mas sem dúvida a inovação nas ações pedagógicas dos cursistas tem motivado os alunos, como também o próprio professor. Fizemos o estudo das unidades 13 e 14, da TP4, em grupo e cada grupo fez o estudo de uma seção, desenvolvendo atividades com o Avançando na Prática da seção em estudo. Em seguida cada grupo apresentou seu seminário. Esse momento foi muito significativo com reflexões, e o que pretendemos alcançar com nossas ações dentro de sala de aula, lembrando sempre de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, sua cultura e também as diversidades culturais. As discussões acerca do tema abordado nas unidades, e as várias possibilidades de como trabalhar o assunto com o aluno, e o que devemos considerar como forma de multiplicidade de escolhas, nos proporcionou naquele momento discussões riquissímas sobre o assunto, em que os professores participaram com grande entusiasmo mostrando as práticas discusivas de leitura e escrita.
Texto reflexivo
PORTAS
Se você encontrar uma porta à sua frente, você pode abri-la, ou não.
Se você abrir a porta, você pode, ou não, entrar em uma nova sala.
Para entrar, você vai ter que vencer a dúvida, o medo, a insegurança.
Se você venceu, você dá um grande passo: nesta sala vive-se.
Mas, tem um preço: são inúmeras outras portas que você descobre.
O grande segredo é saber: quando e qual a porta deve ser aberta.
A vida não é rigorosa: ela propicia erros e acertos.
Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende.
Não existe a segurança do acerto eterno.
A vida é humildade: se a vida já comprovou o que é ruim, para que repeti-lo?
A humildade dá a sabedoria de aprender e crescer também com os erros alheios.
A vida é generosa: a cada sala em que se vive, descobrem-se outras tantas portas.
A vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas.
Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente te oferece afortunadas portas.
Mas a vida pode ser também dura e severa:
não ultrapassando a porta, você terá sempre essa mesma porta pela frente.
É a cinzenta monotonia perante o arco-íris.
É a repetição perante a criação.
É a estagnação da vida.
Para a vida as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens...
Içami Tiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário