quarta-feira, 18 de novembro de 2009

7º ENCONTRO DO GESTAR


. OFICINA Nº7- LÍNGUA PORTUGUESA SOCIALIZAÇÃO DAS UNIDADES 15 E 16 DA TP4 ESTUDOS DAS UNIDADES 17 E 18 DA TP5.


No dia 11 de novembro, realizamos a 7ª oficina do programa, GESTAR II de Língua Portuguesa. Mais um encontro em que tivemos para trocas de experiências dos professores cursistas. Iniciamos o 6º encontro com uma bela mensagem de slide “A-cor-dar”. Em seguida foi feita a leitura compartilhada do texto O ECO DA VIDA. Após uma breve reflexão iniciamos as socializações das práticas de sala de aula com o Avançando na Prática, ficando claro que o processo de interação entre alunos e professores aumenta a cada dia, apesar de muitos professores relatarem o acúmulos de atividades nas escolas, todas as ações estão sendo aplicadas. Nas unidades 15 e 16 da TP4, a seção 1 foi mais trabalhada nas duas unidades, em que vários professores partiram do texto “O admirável mundo louco”. Foi emocionante ouvi como cada professor relatava suas experiências na praticas de sala de aula. O entusiasmo dos alunos, o envolvimento de toda escola. Muito gratificante mesmo. Nas ações em sala de aula, tivemos montagem de textos recortados em partes, estruturação, correção, montagem de maquetes, dramatizações, oficinas livres dos AAAs, que foram aplicados por alguns professores. A surpresa do dia foi feita pela professora Margarida que trouxe para o encontro um grupo de alunos que apresentaram o tema ADMIRAVEL MUNDO LOUCO através de maquetes e dramatizações. Enfim, percebe-se que os professores se interagem cada vez mais com o material do Gestar, melhorando a criatividade nas escolhas e aplicações das atividades estão a cada dia superando nossas expectativas, todos os alunos participam ativamente das ações pedagógicas em sala de aula, motivando ainda mais os professores, pois percebem que suas aulas melhoram gradativamente. Foram apresentadas as mensagens em slides " A travessia do rio”. E a leitura reflexiva do texto " A ratoeira". Mostrando a importância do trabalho em equipe, que a união do grupo supera medos e obstáculos. Para concluir o encontro dividimos a turma em dois grupos para estudo das unidades 17 e 18 do TP5. Após a socialização dos grupos, foi encaminhado o avançando na pratica das 2 unidades para ser aplicado em sala de aula e socializado no próximo encontro.





























APRESENTAÇAO DOS SEMINÁRIOS
NAS OFICINAS DO GESTAR II
















PROFESSORA MARGARIDA E OS ALUNOS DO 6º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL REALIZANDO AS OFICINAS DO
TP4 NA ESCOLA WAGNER LOPES DE MEDEIROS


ALUNOS DO 6º ANO REALIZANDO OFICINAS

ALUNOS DO 6º ANO APRESENTANDO AS OFICINAS
DO SEU ADMIRAVEL MUNDO LOUCO


PROFESSORA MARGARIDA ORIENTANDO ALUNOS
 DO 6ºANO NAS OFICINAS DO GESTAR II.




PROFESSORA ELIANA ORIENTANDO ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE AS OFICINAS




PROFESSORA SOCORRO GOMES ORIENTANDO
ALUNOS DO ENSINO FEUNDAMENTAL DA
ESC. WAGNER LOPES DURANTE AS OFICINAS
DO PROGRAMA GESTAR II

ALUNOS DA PROFESSORA SOCORRO GOMES
REALIZANDO OFICINAS

ALUNOS DA TURMA DO 7º ANO REALIZANDO OFICINAS
DO GESTAR ORIENTADOS PELA PROF. SOCORRO GOMES




TEXTO REFLEXIVO
A RATOEIRA

Uma reflexão sobre trabalho em Equipe Todos os dias estamos aptos a termos um problema, o melhor é saber que nunca estamos sozinhos.


A lição do ratinho Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! A galinha disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda. O rato foi até o porco e disse: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! - Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações. O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse: - O que? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não! Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado... No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. Moral da História: Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando "há uma ratoeira na casa", toda fazenda corre risco. O mesmo ocorre em uma empresa... O problema de um departamento, de uma área É PROBLEMA DE TODOS! ESTAMOS NO MESMO BARCO! JOGAMOS NO MESMO TIME! “Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos.”


Martin Luher King






Reflexão



Eco da Vida






Um pequeno garoto e seu Pai caminhavam pelas montanhas.
De repente o garoto cai, se machuca e grita :
- Aai !!!
Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha :
- Aai !!!
Curioso, pergunta :
- Quem é você ?
Recebe como resposta :
- Quem é você ?
Contrariado, grita :
- Seu covarde !!!
Escuta como resposta :
- Seu covarde !!!
Olha para o pai e pergunta aflito : - O que é isso ?
O Pai sorri e fala :
- Meu filho, preste atenção !!!
Então o pai grita em direção a montanha : - Eu admiro você !
A voz responde :
- Eu admiro você !
De novo o homem grita : - Você é um campeão !
A voz responde :
- Você é um campeão !
O garoto fica espantado sem entender nada.
Então o pai explica :
As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a VIDA.
Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz.
Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.
Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração.
Se você quer mais responsabilidade da sua equipe, desenvolva a sua responsabilidade.
Se você quer mais tolerância das pessoas, seja mais tolerante.
Se você quer mais alegria no mundo, seja mais alegre.
Tanto no plano pessoal quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.
SUA VIDA NÃO É UMA COINCIDÊNCIA;
SUA VIDA É A CONSEQÜÊNCIA DE VOCÊ MESMO !!!

Nenhum comentário: